top of page

News

DGartes - 2023
Projeto Aprovado

Atirantar O Som é o terceiro projeto de investigação artística que o artista tem aprovado pela Direção Geral das artes de Portugal. 

Este projeto tem como objetivo desenvolver a investigação sobre o limite entre o som e o desenho. Sua instantaneidade e simultaneidade.

O projeto esta planeado para iniciar em Novembro de 2023.

 

 

 

De 24 de outubro a 21 de novembro. 2020 

 

 

 

Biblioteca Municipal de Albergaria-a-velha até 31 de dezembro.

ATELIER EM LOCARNO - CH

Um novo espaço de trabalho no coração da cidade de Locarno, na Suíça Italiana. Uma antiga cantina destinada a ser os arrumos do prédio transformou-se no novo atelier do artista desde final de 2022. Em abril deste ano, o espaço foi oficialmente inaugurado com um "Open Studio” muito bem frequentado, em particular pelos atores da cena de arte contemporânea da zona de Locarno, no qual o artista pode mostrar parte do meu trabalho em andamento e futuros projetos.

​

Para visitar: Piazzetta Dei Riformati 3.

O PERMUTO

b7cc600c-ed27-49c4-9b09-d307fd0a168c.JPG

Performance que nasce das interlocuções poéticas entre Ângelo Custódio e Daniel Moraes. Os artistas investigam o incorporamento que intersecta o déficit, a falha e o desvio. Ao entrelaçar as linhas disciplinares da voz, do desenho e do desporto, transbordam experiências da (d)eficiência. As suas vivências revelam rastros subjetivos que questionam orientações retilíneas e lineares.

​

Neste projeto assino a instalação e a cenogarfia

DGartes - 2022
Projetos Aprovados

PresenteDoIndicativo.dng

Em Junho de 2022 o artista teve dois projetos aprovados pela Direção Geral de Artes - DGartes - no âmbito dos apoios a pesquisa. "Presente do Indicativo - O relógio como objeto de investigação artística" e "WorkShop de expografia". O projeto estão planeados para serem concluídos no segundo semestre de 2023.

5 minutos de desenho

Debate com Victor Gonçalves (@vixuz), conduzido por Dilar Pereira (@dilar_pereira), ocorrido a 13 de abril, a propósito da comunicação “Desenho: percurso, sintaxe e inutilidade”

​

Click aqui para assistir

Bienal de Cerveira

concurso_intervencoes_artisticas_2022.jpeg

Em Março de 2022 foi anunciado a lista dos artistas selecionados para a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a mais antiga da península ibérica, E nesta edição estarei presente com a obra "In the end everything is a Carbon Chain". Que decorre de 16 de julho a 31 de dezembro de 2022 na “Vila das Artes”.

Alcazar - EGEU

F0E9BEF6-7704-4B3D-9051-EC967D7F662E.jpg

“Alcazar” is a multidisciplinary literary project organized by EGEU. It brings together visual artists and writers, and has been in progress since September 2020. One of its core objectives is to explore the possibility of transdisciplinary writing through communication between various approaches while considering them as part of the text.

 

This way the project aims to explore the idea of place, seeking to build a site and a specific language from these various dimensions and, thus, document a non-existent space through its construction process.

​

 

My contribution consists of 12 works, which will be part of a publication.

 

More at https://egeu-project.com/

850E12B9-D8B7-4BE6-9242-64EC06ECD45E.jpg

Poliedro - Virtual Residence

- VR and AR artistic residence

 

Between the months of August and October, I participated in the Poliedro artist residency, which

discussed the relationship of new VR and AR media and the issue of jargon in the aesthetics of traditional

media.

Fuera(de)forma_horizontal (1).jpg

fuera(de)forma
Espronceda - Barcelona

​

We are pleased to invite you to the opening of Fuera(de)forma next Thursday July 8th at Espronceda Institute of Art & Culture from 18:30h, a group exhibition showing the projects developed by artists Victor Gonçalves (Brazil), Josephine Lau Jessen (Denmark), Patricio Tejedo (Mexico) and Lena Wurz (Germany) in the framework of Nectar Artist-in-Residence Program.

Fuera(de)forma [Out(of)space] invites us to explore, play, question and reconsider the path, the materials and the values of the new era.
The projects by the four artists are based on their cultural and creative identities and personal motivations, which interconnect with each other and draw inspiration from Nectar’s environment. In Fuera(de)forma, the artists tell stories and evoke questions about ecology and sustainability, about the value system and human consciousness and about the value of the soil/earth in our current and future time.

AiR- Nectart Espanha

Victor Gonçalves - NECTART.jpg

Entre os dias 15 de junho à 7 de julho acontece a residência artística Nectart  e esse ano fui selecionado para fazer parte do projeto. no dia 8 de Julho inaugura a exposição em Barcelona como resultado da residência. 

Por um fio - Exposição individual

WhatsApp Image 2021-05-21 at 09.52.59.jp

Curadoria de Cristiana Tejo
No espaço do @nowhere_lisboa

Em sua primeira individual, o artista Victor Gonçalves (São Paulo, 1989) apresenta sua mais recente pesquisa que explora questões sobre a produção do espaço através de materiais que se tensionam.
Nessa exposição apresenta trabalhos que se norteiam a partir de sua prática como quem busca desenhar subvertendo a materialidade, a fisicalidade e os cânones do desenho.

De 28/05 a 27/06
Inauguração: 28/05 às 18h
Rua Poiais de São Bento, 102. Lisboa.

As pedras também constroem coisas

WhatsApp Image 2021-04-03 at 16.01.00.jp

Dia 9 de Abril, a começar as 16h30 na Cisterna da faculdade de belas-artes de Lisboa, que encerra por fim o ciclo da residência "Um grão na Asa"

Com os artistas
Beatriz Chagas
Beatriz Manteigas
Clara Leitão
Carolina Drahomiro
Danilo Galvão
Filipa Fernandes
Mariana Malheiro
Rafael Fráguas
Victor Gonçalves

WhatsApp Image 2020-10-24 at 09.44.13.jp

Exposição Club 

Clube é a exposição que inaugura o Espaço NowHere. Uma coletiva com trabalhos dos artistas que compõem o grupo de acompanhamento crítico e que formam o Clube dxs Colecionadorxs deste projeto independente. De 24 de outubro a 21 de novembro. Rua Cruz dos Poiais, 6 - Lisboa

GRÃO RESIDÊNCIA ARTISTA

Screenshot 2020-09-21 at 23.36.05.png

Andaço é o nome da série dada aos trabalhos realizados na Quinta das Relvas no âmbito da residência artística Um Grão Na Asa. O resultado consiste em trabalhos de vídeo, instalação e desenho, e tem como fio condutor o gesto artístico do caminhar. As relações de afeto que ocorrem entre o corpo e o espaço são exploradas como um desenho através dos rastros por elas deixados.

Aporia_01-02_1.1.2.WEBjpg.jpg

DOBRA - MAM RJ

O filme "Aporia" foi selecionado para VI festival Dobra de cinema experimental e agora também faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o vídeo é sobre a expansão do Desenho enquanto linguagem artística. Feito em abril de 2020, em Lisboa, no contexto do lockdown provocado pela pandemia do COVID-19.  Saiba mais em Dobra

 

 

 

8 a 27 de Setembro 2020 – Edição Online

Seleção de trabalhos: Mutiplos do NowHere

No dia 20 de junho foram selecionados 10 trabalhos da série Cartas para participarem da exposição Multiplos do NowHere, prevista para o mês de Outubro de 2020. O projeto multiplos é a iniciativa de criar uma cultura de novos colecionadores de arte em Portugal a partir do encontro com novos artistas. Além do artista, outros 11 artistas participam dessa primeira versão. Saiba mais em NowHere

WORKSHOP - COM AÇUCAR, COM AFETO

Parte do projeto Risco Coletivo é fazer discussões acerca do desenho por meio de workshops. No dia 17 de julho experimentamos nossa primeira oficina com o grupo NowHere. De modo virtual, a proposta trazia o desenho como advinhação a partir dos grão. Saiba mais em Risco Coletivo

bottom of page